Será que a fotografia de casamento vai morrer?
Compartilhe
Todo casamento é cercado por algumas tradições: é bem verdade que as cerimônias e rituais se transformam ao longo dos anos, o que faz com que alguns destes costumes caiam em desuso, como o atraso da noiva, que, hoje em dia, pode ser considerado um desrespeito com os convidados.
Em meio a tantas inovações, qual será o futuro da fotografia de casamento? Será que o hábito de registrar imagens, como conhecemos hoje, corre o risco de ser extinto? É o que vamos discutir no texto de hoje!
Em meio a tantas inovações, qual será o futuro da fotografia de casamento? Será que o hábito de registrar imagens, como conhecemos hoje, corre o risco de ser extinto? É o que vamos discutir no texto de hoje!
__
UMA BREVE HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA
Os registros históricos apontam que a primeira fotografia, como conhecemos nos dias de hoje, foi tirada em 1826, pelo francês Joseph Nicéphore Niépce. Alguns anos depois, o também francês Louis Mandé Daguerre conseguiu popularizar esta técnica, o que lhe rendeu o reconhecimento como o “Pai da Fotografia”.Quase dois séculos se passaram e muitas inovações foram incorporadas desde então. Entre as principais evoluções, estão a padronização do filme colorido e a funcionalidade de determinar o foco automaticamente.
Nas décadas finais do século XX, outro paradigma importante é a digitalização do processo fotográfico, que simplificou a captura, armazenamento e compartilhamento de imagens. Vale destacar que as câmeras dos smartphones possuem cada vez mais recursos, além de assegurar imagens em melhor resolução.
__
AS TENDÊNCIAS PARA A FOTOGRAFIA DE CASAMENTO
Como uma das áreas em que o profissional pode se especializar, a fotografia de casamento também não está imune às transformações. Um exemplo disso é o uso de drones.
Como uma das áreas em que o profissional pode se especializar, a fotografia de casamento também não está imune às transformações. Um exemplo disso é o uso de drones.
É verdade que esta é uma prática que divide opiniões, mas por outro lado, amplia as possibilidades de captação de tomadas aéreas. É possível, por exemplo, ter uma foto com vista panorâmica do local onde está sendo realizada a cerimônia.
Como outra tendência, destaca-se o efeito de movimento nas imagens, contrariando a natureza estática dos registros. Para proporcionar a sensação de fluidez, pode ser realizado um clique da noiva brincando com a saia do vestido, por exemplo. Elementos que compõem o ambiente também podem contribuir para tornar esse objetivo possível.
__
O PAPEL DO FOTÓGRAFO DE CASAMENTO NA ERA DAS SELFIES
Como dito anteriormente, a evolução da tecnologia simplificou a captura e o compartilhamento de imagens. Independente do seu grau de conhecimento técnico, qualquer pessoa consegue registrar um determinado momento. Instantes depois, o flagra pode ser visto e comentado por pessoas dos quatro cantos do planeta.Mas, em meio a tamanha facilidade, será que o fotógrafo de casamento profissional acabará tendo o seu espaço reduzido? Nós acreditamos que não! Primeiro, porque o casal precisa ser bastante criterioso antes de delegar essa responsabilidade a alguém.
Se houver negligência, fruto de uma tentativa de economia, o resultado pode ser decepcionante. Somente o profissional é capaz de aliar sensibilidade técnica e artística, tomando todos os cuidados necessários para que as imagens encantem os noivos. A fotografia de casamento não pode ser encarada como um hobby.
__
AS PERSPECTIVAS PARA AS FOTOS DE CASAMENTO
Nós acreditamos que, por mais que a tecnologia evolua, a fotografia de casamento continuará sendo uma tradição importante, da qual os noivos não devem abrir mão. Os novos recursos não devem ser vistos como ameaça, mas como ampliação significativa das possibilidades de atuação.
Por outro lado, por mais necessários que eles sejam, é importante que o bom desempenho de um profissional não esteja condicionado aos equipamentos que ele utiliza. Ganhará destaque no mercado o fotógrafo que souber contornar situações adversas e apresentar um produto de qualidade, mesmo que, eventualmente as condições de trabalho estejam longe das ideais. Mas a precariedade não deve ser regra e sim exceção.
__
Depois de discutirmos o futuro da fotografia de casamento, conheça os fatores que podem influenciar no preço deste serviço. Até a próxima!
Posts Relacionados